AS 10 MARCAS + INFLUENTES NO BRASIL, SEGUNDO A IPSOS.
Em sua 8ª edição, a versão brasileira do ranking “The Most Influential Brands”, realizado pela Ipsos anualmente, mostrou que, por aqui, os destaques têm sido as empresas de tecnologia. A marca número 1 no estudo divulgado nesta quarta-feira, 14, é o Google, repetindo a posição conquistada no levantamento anterior.
Desde o ranking de 2016, a big tech tem mantido o primeiro lugar entre as marcas mais influentes no Brasil. A segunda posição ficou com o YouTube e a terceira, com Samsung. A 7ª edição da pesquisa estabeleceu no top 3: Google, Samsung e Facebook (reveja aqui como foram os resultados).
No atual ranking, estão listadas as seguintes marcas, a partir do quarto lugar: Microsoft, Facebook, Colgate, Nestlé, O Boticário (melhor companhia local), Mercado Livre (estreante no top 10) e MasterCard. Os resultados reforçam o alto poder de influência das marcas de tecnologia para os brasileiros.
O levantamento relativo ao desempenho em 2020 tem um ponto fundamental a ser considerado: a pandemia. Ela transformou o mundo, os negócios e as relações dos consumidores com as marcas, a ponto de a covid-19 ter se tornado um elemento que impacta sobre fatores considerados importantes na construção da influência, como o pilar responsabilidade social.
De fato, na pesquisa sobre 2020 existem 6 dimensões estabelecidas para analisar a influência das marcas. Além de “Inovação”, “Confiança”, “Presença”, “Responsabilidade Social” e “Engajamento”, entrou no cômputo “Covid”. De acordo com Ana Hashizume, head de estudos de saúde de marca da Ipsos, a covid por si não gera influência, mas ela potencializa o peso de outras dimensões.
“A pandemia trouxe novos hábitos e necessidades e, com isso, diversas categorias ganharam relevância. O distanciamento físico necessário neste período, o fechamento de muitas lojas, escolas e atividades comerciais reforçaram a importância já crescente do digital nas nossas vidas. Dentro desse contexto, as marcas que nos permitem nos conectar com os outros, trabalhar, estudar, nos divertir e comprar a distância se fortaleceram”, comentou Ana.
Para Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, da assistência oferecida em função da covid-19 até a melhoria do bem-estar, as marcas estão mudando a sociedade. Segundo ele, há empresas que usam sua influência econômica para aliviar problemas sociais e melhorar o planeta. Ao estabelecer um propósito, elas vão além da venda de um produto ou serviço, estabelecendo conexões emocionais fortes com as pessoas.
Criador da pesquisa, Steve Levy, CCO da Ipsos Canadá, participou da apresentação do ranking nesta quarta. Ele mostrou que os brasileiros apresentaram os maiores índices, dentre todos os 28 países estudados, nos quesitos “Impacto” (40% dos brasileiros relataram ter sido impactados pela pandemia), “Ansiedade” (41% das respostas) e “Preocupação” (63%).
A população está insegura em relação à crise gerada pela covid-19. Entre os entrevistados, 53% disseram não acreditar no governo. Por outro lado, a confiança nas marcas está em alta: 78% esperam que as empresas invistam mais em causas.
Marcas influentes no mundo
Os destaques globais do ranking apontam que a Netflix é campeã em influência. Em vários países ela figura em primeiro lugar. Quem também se sobressai é a Coca-Cola, que em 2020 decidiu fazer menos anúncios, mas fazer mais aportes em ações que beneficiaram comunidades ou programas de saúde.
A Ikea é outra marca a chamar atenção. As vendas online ajudaram a sustentar o negócio e hoje ela é a sétima varejista mais valiosa do mundo. A lista enumerada por Levy aponta que o Google também é a marca número 1 em múltiplos países – caso do Brasil. Ela foi a quarta companhia a entrar no clube do US$ 1 trilhão em valor de mercado.
Fonte: clubedecriacao.com.br
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