NOTA OFICIAL. PRONUNCIAMENTO SOBRE A CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE (CMBH).

Nota oficial

Pela terceira vez, em menos de três anos, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) não consegue finalizar a contratação de agência de propaganda para tornar públicas suas ações a favor da população de Belo Horizonte.

O Sindicato das Agências de Propaganda do estado de Minas Gerais (SINAPRO-MG) vem tentando, desde o primeiro edital, lançado em 2018, dialogar e conscientizar a CMBH sobre a necessidade de um processo licitatório que respeitasse as determinações legais próprias para a contratação de uma agência de publicidade e que levasse em conta as melhores práticas exercidas pelo mercado.

Entretanto, apesar das inúmeras tentativas de conversa e de apresentação das práticas exercidas por outros órgãos e entidades como ALEMG, Governo de Minas Gerais, FIEMG e Prefeitura de Belo Horizonte, entre outras prefeituras e câmaras de vereadores de cidades do interior, a CMBH insiste em não agir em consonância com as práticas normais do mercado e impôs um edital que não atende preceitos básicos de relacionamento com as agências de propaganda. 

Importante ressaltar que, de um universo de 82 Agências associadas, apenas 4 (quatro) apresentaram propostas, fato este que por si só demonstra o estigma da Concorrência, na forma como levada a efeito pela CMBH.

No dia 19/03/2021, o SINAPRO-MG obteve a notícia de que o mandado de segurança que havia impetrado teve sua liminar deferida, suspendendo, dessa vez, a Concorrência 05/2019 – CMBH, a qual se encontrava em vias de ter seu contrato assinado.

O juiz, condutor do feito, é Dr. Wauner Batista Ferreira Machado, da 3ª Vara da Fazenda Pública, conhecido pela primazia e harmonia de suas decisões frente aos casos que influenciam a vida da população de Belo Horizonte e que lhe foram apresentados para sentenciar, por exemplo, a derrubada dos decretos do prefeito que suspendiam a cobrança de passagem para idosos durante os horários de pico, e daquele que impedia a circulação de ônibus intermunicipais na capital durante a pandemia.

Em trecho da decisão ligada ao SINAPRO-MG e à CMBH, o magistrado concluiu, e destacamos parte dela:

“Acrescento a liquidez do direito das ditas sindicalizadas à indicação precisa em como se avaliará a experiência de atendimento; a uma valoração maior ou igual do critério “técnica” em relação ao critério “preço”; à justificação dos índices de qualificação econômico-financeira exigidos; à não cumulação de condições para qualificação econômico-financeira; ao facultamento do preenchimento dos requisitos de qualificação econômico-financeira pelas três vias permitidas; e somente se obrigar a ceder direitos autorais que lhe pertençam, ou seja, suas próprias ideias.”

Além disso, o magistrado determinou a aplicação de multa diária em valor equivalente a R$ 30.000,00 (trinta mil reais), por dia, caso a CMBH descumpra a decisão.

A CMBH tem um importante papel não somente para esclarecer e informar a população, mas também, como um anunciante, de participar do mercado publicitário, ajudando a gerar empregos e renda nas empresas que o compõe.

Porém, de nada adianta, se faz isso de forma equivocada, podendo trazer mais prejuízos do que benefícios. E é contra isso que o SINAPRO-MG trabalha desde sua fundação: o fortalecimento das agências e do mercado publicitário mineiro.

Na opinião do SINAPRO-MG, a decisão, mais uma vez, vem reforçar e abalizar sua busca constante de que os editais para contratação de serviços de publicidade, além de seguir as determinações legais, devem ser precedidos de amplo conhecimento e de discussão com as entidades representantes das agências de propaganda de como funciona o mercado publicitário, para que seja dada a devida valorização da capacidade técnica e profissional para as agências de propaganda.

  Nota Oficial na íntegra

ASSINAM A PRESIDÊNCIA E A DIRETORIA DO SINAPRO-MG.

André Vidigal Cavalcanti de Lacerda
Presidente

Bruno Cezar de Sousa Teixeira
Vice-Presidente

Levi Lobato de Araújo
Diretor Tesoureiro

Juliano Torres Sales
Diretor de Assuntos Institucionais

Gustavo Garcia de Faria
Diretor Secretário

Ricardo Melillo Ribeiro Filho
Diretor de Relações Externas

Conselho Fiscal:

Adriano Buldrini de Souza

Cláudia Lopes Tiraboschi

Luís Gustavo Campos Leão

Robson Silva Santos

Sylvia Alves Pina

Tiago de Oliveira Fonseca



Artigos Relacionados

AÇÕES DA NATURA DISPARAM APÓS CAMPANHA DE DIA DOS PAIS COM THAMMY MIRANDA.

As ações da Natura negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que vinham crescendo desde o último dia 24 […]

Deloitte aponta tendências para o marketing no ano.

Estudo analisou mais de mil executivos e 11.500 consumidores de todo o mundo. Os profissionais de marketing precisam, o tempo inteiro, evoluir com o mundo ao seu redor. E, se nos últimos anos, o desafio foi de responder a uma crise sem precedentes. Agora, é preciso recuperar e, para quem […]

Fenapro reúne publicidade brasileira no Palais

A Federação Nacional das Agências de Publicidade (Fenapro) reuniu brasileiros e o CEO do Cannes Lions, Phil Thomas na manhã