ALGORITMO DO TIKTOK: O QUE É COMO PODE REVOLUCIONAR AS VENDAS?
Em 2020, o aplicativo TikTok se tornou um dos mais utilizados do momento, especialmente pelo público jovem. Entenda mais sobre o algoritmo do TikTok e conheça a “mágica” que está por trás do aplicativo que:
- Superou o Facebook e o WhatsApp, em downloads no ano de 2020;
- É desejado pelo Walmart;
- Está revolucionando as vendas on-line;
Com certeza você já ouviu falar – e muito, nos últimos tempos.
O que é o TikTok?
O TikTok é uma rede social voltada à criação e compartilhamento de vídeos curtos. Ela se popularizou devido à facilidade de engajamento que oferece aos seus usuários, possibilitando a viralização de publicações de uma maneira simples e rápida.
O nome “TikTok” vem da onomatopeia “tique-taque”, que faz referência ao tempo permitido para gravação dos vídeos, 15 ou 60 segundos, no máximo.
Lançado em 2016, ele surgiu a partir de um outro aplicativo lançado na China, com o nome de Douyin.
Segundo a App Annie, empresa de monitoramento de performances de aplicativos em escala global, o TikTok cresceu, ultrapassando o Facebook e o WhatsApp, tornando-se o aplicativo com mais downloads no ano de 2020. A pesquisa também aponta que a pandemia do novo coronavírus acelerou esse processo de popularização em pelo menos três anos.
Principais recursos do Tik Tok
O App começou apenas com a função de dublagem, oferecendo ao usuário um catálogo enorme de canções para que ele imitasse os cantores. Depois, foi ganhando novas funcionalidades. Dentre as principais, estão:
- Efeitos visuais, filtros de rosto e de ambiente nos recursos gráficos;
- Mixagens, que permitem aumentar ou diminuir o volume da música, uni-la ao som ambiente, eliminar os ruídos e corrigir de falhas de som;
- Troca de mensagens privadas;
- Emissão de reações às publicações;
- Duetos, onde é possível colocar um vídeo junto ao outro e reproduzi-los no mesmo time.
Como funciona o algoritmo do TikTok
Não é nada por acaso: por trás das recomendações infalíveis do TikTok há um algoritmo super poderoso, como em outras redes sociais, que utiliza aprendizado de máquina para mapear as preferências dos seus usuários.
O feed de cada pessoa é único e formado, basicamente, a partir das preferências dos usuários. Para isso, o algoritmo do TikTok de recomendação leva em consideração muitos fatores, tornando essa rede social cada vez mais personalizada.
Monitoramento do envolvimento
O TikTok, de forma semelhante ao YouTube, mede e monitora como as pessoas interagem com a rede, a partir de contas que são seguidas e publicações que são comentadas. Da mesma forma que isso ajuda a identificar o que os usuários mais gostam, também fazem o contrário, ajudando o algoritmo a detectar conteúdos que eles não curtem tanto.
Legendas, sons e as hashtags também contribuem para essa identificação.
Configurações realizadas no dispositivo
Configurações como escolha do país, idioma e o tipo de dispositivo também são considerados para a detecção das preferências, porém recebem um peso menor, uma vez que os usuários podem não ser tão claros quanto a essas informações.
Interação com os vídeos
A forma de interação com os vídeos é um dos fatores mais importantes na definição das preferências dos usuários. Assim, por exemplo, assistir um vídeo completo, sinaliza alto interesse. Dessa forma, o TikTok recomendará publicações similares com mais frequência.
E tudo isso independe do criador do conteúdo, mas sim do que foi produzido. Assim, é possível levar conteúdos mais assertivos para os usuários.
Mas, nem tudo são flores: preocupações do TikTok
O algoritmo do TikTok costuma ser bastante elogiado. Entretanto, nem tudo são flores e os usuários do App podem sofrer com o efeito “bolha de filtro.” Segundo a empresa, um dos desafios pode ser a limitação, inadvertidamente, da experiência dos amantes do TikTok, já que tanta personalização pode levar a um conteúdo homogêneo demais.
Assim, interromper o conteúdo repetitivo do App pode ser um desafio, por meio da exibição de diferentes tipos de vídeo no feed. Porém, como essa seleção ainda é um pouco incerta, trata-se de uma área ainda em desenvolvimento no TikTok.
Outra preocupação é com a exibição de conteúdos perigosos, problema comum em outras redes sociais, como o YouTube. Apesar de resultar em segurança para alguns usuários, para outros é tipo como algo negativo, que gera críticas.
Porque o Walmart quer comprar o TikTok?
Vídeos curtos, com muito entretenimento e, para quem quer vender, o TikTok é um solo fértil: não é à toa que o Walmart quer comprar o aplicativo.“Acreditamos que um relacionamento potencial com a TikTok EUA, em parceria com a Microsoft, poderia adicionar esta funcionalidade chave e fornecer ao Walmart uma maneira importante de alcançar e atender clientes omnicanal, bem como expandir nosso mercado de terceiros e negócios de publicidade”, disse a companhia, em um comunicado sobre o assunto. O interesse em adquirir o TikTik partiu da forma como ele integrou os recursos do e-commerce e publicidade em outros mercados.
Entretenimento mais compras: era do comércio social
Os números do comércio social são impressionantes.
O relatório “Digital in 2020”, realizado pelo We Are Social e Hootsuite, mostra que temos mais de 140 milhões de usuários ativos, que passam em média, mais de 9 horas on-line e 38% deles já realizaram alguma compra pela internet.
Já no TikTok, no Brasil são mais de 7 milhões de usuários ativos, segundo a GlobalWebIndex, empresa de segmentação de público. Marcas como Corinthians, Amaro e Guaraná Antarctica já estão na rede queridinha do momento.
Com tudo isso, fica então a pergunta: devo investir no TikTok?
A resposta, para ela é: entenda se os seus potenciais e atuais consumidores estão nesta rede. Ao contrário do que muitos podem pensar, não existe a necessidade de se fazer presente em TODAS as redes sociais e sim, de estar na vida dos clientes onde eles realmente são ativos.
Fonte: Whow Inovação
Artigos Relacionados
Fotos históricas que viraram peças publicitárias
Parabéns pelo seu dia Fotógrafo! Dia 15 de agosto, é comemorado o dia do Fotógrafo. E selecionamos uma referência para você saber mais sobre a profissão/arte que marcou momentos históricos no Brasil e no mundo. Fonte: Exame – Abril […]
GRUPO BOTICÁRIO APOSTA EM LOJAS DE PAREDE, COM QR CODE, EM SP.
O Grupo Boticário iniciou um novo formato de venda multicanal: são as lojas de parede em pontos estratégicos da cidade de São Paulo. Durante este mês, os mais de 11 milhões de brasileiros que passam pelo Terminal Rodoviário Tietê e pela linha 4-amarela do Metrô encontram painéis com os produtos da marca. […]
IDOSOS ESTÃO UTILIZANDO CADA VEZ MAIS O COMÉRCIO ONLINE
Engana-se quem pensa que o comércio eletrônico ainda se restringe ao público jovem. A modalidade se mostra cada vez mais consolidada e, de acordo com pesquisa […]