PROPOSTA DE REVOGAÇÃO DA AUTORRETENÇÃO DO IRRF PELO CÓDIGO 8045
No dia 26 de maio de 2023, em segunda convocação, às 11:00 horas, via Zoom, acontecerá a CONVOCAÇÃO da 2ª – AGE – Virtual, para a análise e deliberação sobre a revogação da AUTORRETENÇÃO do IRRF pelo Código 8045 (IN 24/86), com substituição da mesma por nova Instrução Normativa que restabeleça a obrigatoriedade do Cliente/Anunciante proceder à retenção do IRRF no ato do pagamento às Agências); e (ii) designação da FENAPRO para interlocução junto à RFB.
- Mas o que é a AUTORRETENÇÃO PELO CÓDIGO 8045?
É a autorretenção de IR para os serviços prestados pelas agências.
Foi instituído no ano de 1986, pela IN SRF N° 24/86 e foi uma solução encontrada para proteger as agências dos riscos da não entrega da DIRF por parte dos anunciantes, impossibilitando a compensação desse tipo de retenção.
Todas as agências que não estejam enquadradas no Simples. As agências enquadradas no Simples não se enquadram, pois não estão sujeitas à retenção.
A lei exige do anunciante uma informação de retenção que, na prática, não é enviada à Receita. Acabou se transformando numa formalidade que perdeu seu sentido nos dias de hoje devido à digitalização e automatização dos
processos, bem como dos sistemas dos anunciantes.
Em resumo, a norma gera ônus excessivos para as agências por meio da necessidade de contratação de escritórios de
advocacia para o monitoramento de processos pendentes, gerando gastos enormes com alguns casos que perduram
por mais de 15 anos. Mesmo com a exigibilidade suspensa, tais custos para a manutenção do monitoramento ainda são exigidos.
O quórum para aprovação da matéria deve ser de 50% 1 de agências associadas quites e em condições de votar.
Por isso, é muito importante a participação das Agências Associadas
Link para participar da reunião.
Inscreva-se antecipadamente:
https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcrfuqoqDMoGNI6wI0GFQt9N-Mj3tTzpOq_
ID: 836.9306.8226
Senha de acesso: 141520
Contamos com a participação de todas agências associadas, quites com suas obrigações e em condições de votar, somente com a presença do titular ou sócio da empresa, ou por procuração outorgada pelo titular ou sócio, para essa questão tão importante.
Somente juntos podemos fazer a diferença.
Artigos Relacionados
VOCÊ APRENDE RÁPIDO? É ÁGIL EM DESAPRENDER CONCEITOS VELHOS? NO MUNDO DE MÁQUINAS INTELIGENTES, SUA SOBREVIVÊNCIA DEPENDE DISSO.
Três anos atrás, duas grandes perguntas se impuseram na minha mente. Como as […]
MAIS DE 50% DOS BRASILEIROS DESEJAM MANTER HOME OFFICE, DIZ ESTUDO DA IBM
A IBM divulgou recentemente o estudo mensal Covid-19 Consumer Study, do IBM Institute for Business Value (IBV), realizado em agosto […]
Geração Z: apenas 21% se sentem representados pela publicidade.
Pesquisa feita pelo LinkedIn mostra que esse grupo de consumidores tende a preferir marcas com pilares de sustentabilidade e responsabilidade social consolidados. Mais preocupados com a responsabilidade social e com o papel das empresas perante a sociedade, a Geração Z tende a […]