MINDSET DA LIDERANÇA ESTRATÉGICA: QUAL SERÁ SEU “NOVO NORMAL”?
O mundo vem, sorrateiramente, sendo impactado por uma crise mundial e de proporções ainda não conhecidas para indivíduos, grupos e organizações. Mas, muito antes desta ameaça, o mindset da liderança estratégica já vinha sofrendo instabilidades e sentindo a sua complexidade e necessidade de transformações. Mercados voláteis, decisões ambíguas, novos modelos de gestão, mudanças no perfil do consumidor, tecnologias. Tudo levando para a necessidade de criação de um “novo normal”.
Com a ameaça corrente, a atenção volta-se, num primeiro momento, para os modelos mais tradicionais de gestão de crise, com planos e ações emergenciais focados na preservação do caixa e redução de custos. E nesta direção uma série de debates são desenvolvidos sobre o que é mais importante: a economia? Os empregos? Salvar o caixa? A saúde pública? Sim, a gestão imediata da crise tem como premissas garantir a agilidade na tomada de decisões e também evitar paralisias nas operações e no atendimento ao cliente.
Mas, este período se inter-relaciona com um desafio ainda maior para as mesas de reunião (atualmente chats): como conter a crise preservando toda a cadeia de valor da sua empresa? De que forma preparar a empresa para a retomada e também para reconhecer as oportunidades com os diversos envolvidos? Como desenvolver um mindset da liderança estratégica voltada para o “novo normal”?
Reafirmando meus escritos na publicação Mindset: Liderança Estratégica, “é preciso cumprir a jornada e retornar com os resultados para que benefícios sejam retribuídos ao mundo.” Esta é a legítima jornada que lideranças regionais e globais estão sendo desafiadas a percorrer. A evolução do mindset se dá na medida em que equipes de liderança exercitam os princípios de tempo para refletir e criar cenários em conjunto: a construção de uma nova visão compartilhada, a comunicação e a influência junto a pessoas e comunidades e a clareza sobre a interdependência existente nas equipes, no modelo de negócio e na relação com seus stakeholders.
Conselheiros de Administração, CEOs e executivos vinculados à estratégia precisam dedicar-se a capitanear e alinhar seu mindset de liderança tendo em vista a preparação para a retomada . Nesta direção, os elementos do mindset da liderança estratégica poderão ser impulsionadores para um “novo normal”.
Arrisco algumas hipóteses, emprestando uma fala do mago Merlin, mentor do rei Arthur, na história mitológica da Távola Redonda: “Como é que eu sabia que você viria? – disse Merlin para Arthur. Bem, as pessoas normais nascem vivendo o tempo de trás para frente, sempre avançando. E tudo no mundo funciona assim: sempre seguindo com o tempo para frente. Isso faz com que a vida seja mais fácil de ser vivida. Mas, desgraçadamente, eu nasci na extremidade errada do tempo, e fui condenado a vivê-lo de frente para trás, rodeado de um monte de gente vivendo de trás para frente”.
As empresas, e suas lideranças, estão vivendo uma prova de fogo neste cenário de transformações abruptas: suas práticas são sistêmicas? Sua responsabilidade, assumida? Seus resultados, compartilhados? Sua relevância, percebida? Sua marca, admirada? Este é o desafio do mindset da liderança estratégica neste “novo normal” que se aproxima. Sua empresa poderá se fortalecer ou esmorecer. Qual será a sua decisão?
Por Léia Wessling (capa), psicóloga, consultora organizacional e autora da obra “Mindset – Liderança Estratégica”, publicado em RH para Você
Artigos Relacionados
MOTORISTAS DE APLICATIVO TROCAM PASSAGEIROS POR PETS, ENTREGAS DE MERCADOS E REFEIÇÕES
“Olá, aceita uma água? E um petisco?”
Sentado no banco de trás, o labrador Bartô encosta a cabeça no ombro do motorista e dá algumas lambidas enquanto retorna para casa, em vídeo enviado à reportagem. Desde o início da pandemia de coronavírus, o motorista de aplicativos José Carlos dos Santos Júnior, de 47 anos, deixou de transportar prioritariamente passageiros […]
COMO A PANDEMIA ACELEROU A DIGITALIZAÇÃO DO MERCADO E A PUBLICIDADE DIGITAL.
Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, afirma que a pandemia acelerou a digitalização do mercado e isso se reflete também na publicidade digital, já que as pessoas passaram a consumir mais produtos e […]
ESTE É UM BOM MOMENTO PARA ADOTAR UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?
O isolamento social tem levado muitas pessoas a pensarem em adotar um “bichinho” para ter companhia e distração nessa fase difícil. O movimento é de grande importância, já que mais de 4 milhões de animais vivem em abrigos ou em situação de rua, segundo o Instituto Pet Brasil. A quantidade é a terceira maior do mundo, ficando atrás da China e dos Estados Unidos. Mas, será que essa época é boa para adotar um animal de estimação? […]