OS 22 EMPREGOS QUE ESTARÃO EM MAIOR RISCO DURANTE 2021.
A pandemia do COVID-19 transformou a vida cotidiana e inaugurou muitas mudanças que antes eram impensáveis. Isso afetou totalmente a forma de contratar pessoas, trabalhar remotamente ou presencialmente seguindo as medidas de segurança estabelecidas pela OMS, como também o modo de incorporar uma cultura organizacional da noite para o dia. Tal mudança também impactou setores que dependiam radicalmente do contato físico, colocando diversos empregos em risco.
Em 2020, o coronavírus impactou grande parte da economia mundial, tirou milhões do trabalho e criou a mais terrível crise de saúde. Porém, derrubou diversas barreiras ultrapassadas como o trabalho remoto, maior colaboração entre as empresas, e até mesmo a transformação de cultura organizacional até nas mais rigorosas empresas, que tiveram que aprender a se adaptar, inovar e buscar por novos mercados e oportunidades para sustentar os negócios neste período conturbado.
Enquanto muitos se adaptam, outros lidam com a falta de tração em seus respectivos mercados. Buscando demonstrar quais setores, categorias e funções encaram o pior impacto da pandemia, o site de empregos Glassdoor trouxe um relatório que demonstra quais os principais prejudicados de 2020. O AAA Inovação trouxe uma adaptação do relatório, de forma didática e objetiva. Confira abaixo:
Recentemente o site de busca de empregos Glassdoor, divulgou um novo relatório chamado Report Workplace Trends 2021. Nesta pesquisa, foram analisadas informações sobre milhões de ofertas de empregos, que foram encontrados 22 empregos que estão em maior risco em 2021. Entre eles, aparecem os mais atingidos com base no número de postagens e no declínio percentual no mercado de trabalho desde o começo da pandemia.
A metodologia utilizada foi de listas de empregos abertas exclusivas nos Estados Unidos pelo Glassdoor. Apenas os empregos mais populares, com pelo menos 5.000 anúncios de empregos abertos em 2019, foram considerados neste estudo. Além disso, apresenta uma lista completa de empregos em risco no próximo ano, devido à forma como a pandemia do coronavírus mudou o comportamento do consumidor e os hábitos de trabalho.
Confira logo abaixo a lista completa dos 22 empregos em risco em 2021:
- Técnico de Audiometria (-70%)
- Coordenador de Eventos (-69%)
- Demonstrador de Mercadorias (-63%)
- Oftalmologista (-61%)
- Chef de Cozinha (-56%)
- Assistente Executivo (-55%)
- Consultora de Beleza (-53%)
- Assistente Pessoal (-51%)
- Estilista (-50%)
- Coach (-47%)
- Embaixador de Marca (-41%)
- Cabeleireiro Pet (-41%)
- Fisioterapeuta (-40%)
- Estagiário (-39%)
- Professor (-39%)
- Generalista de RH (-37%)
- Especialista em Contas a Pagar (-37%)
- Recepcionista (-35%)
- Instrutor (-34%)
- Gerente de Vendas (-34%)
- Contador (-29%)
- Executivo de Contas (-27%)
“À medida que a pandemia global muda, o comportamento do consumidor, os hábitos de trabalho e certos empregos podem não retornar em massa por anos.” disse Dr. Andew Chamberlain, economista-chefe da Glassdoor.
Empregos com crescimento para 2020 e 2021
Enquanto isso, alguns empregos estão surgindo em meio a uma pausa generalizada de contratação. Empregadores em e-commerce, saúde e indústrias de linha de frente, como supermercados e serviços de entrega, provavelmente verão um aumento nas contratações no próximo ano. As vagas de emprego para trabalhadores de armazéns, por exemplo, aumentaram 174% em Outubro de 2020, com relação ao ano passado, enquanto as listas de enfermeiros aumentaram 51%.
Com os sinais promissores de uma vacina, há esperança de que as perspectivas melhorem para os 22 empregos em risco, como também grandes mudanças nas atitudes dos funcionários conforme a economia se recupera, trazendo uma maior ênfase em estabilidade e previsibilidade. Além disso, a tecnologia se tornou a salvação para milhões de cidadãos e milhares de empresas que lutavam com os efeitos econômicos do isolamento social. Para essas empresas, adotar uma mentalidade digital tornou-se fundamental para a sobrevivência e criou-se novas oportunidades de empregos que tendem a crescer cada vez mais.
Artigos Relacionados
MODELO HÍBRIDO DE TRABALHO SERÁ O MAIS ADOTADO PELAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE.
Uma pesquisa realizada pelo Sistema Sinapro/Fenapro com 288 agências de 16 estados mais o Distrito Federal apontou que o modelo híbrido de trabalho foi impulsionado durante a pandemia e será o mais adotado entre as agências de publicidade do país […]
PRÁTICAS PARA FORTALECER SUA COMUNICAÇÃO NO TRABALHO.
A comunicação no trabalho pode não ser um desafio apenas da sua empresa. Conforme um estudo realizado pelo Project Management Institute Brasil (PMI), 76% das 300 grandes empresas que foram entrevistadas dizem que a comunicação no ambiente de trabalho é o principal motivo de fracasso de diversas […]
POR UM MERCADO PUJANTE, JUSTO E DINÂMICO.
Em cumprimento à deliberação unânime da Diretoria Nacional da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), realizada no dia 22 de janeiro de 2021, durante a sua reunião nacional, solicitamos o pronto […]