ESTUDO DO GOOGLE MOSTRA QUE PANDEMIA AUMENTOU INTERESSE DO PÚBLICO POR ESPORTES INDIVIDUAIS.
A chegada da pandemia em 2020, mudou a relação das pessoas com a prática de atividades esportivas. Para entender essas mudanças, o Google realizou um estudo com 2 mil brasileiros entre 24 e 26 de novembro de 2020. As descobertas foram combinadas com o interesse por diversas modalidades e práticas esportivas na Busca do Google e comportamento no YouTube, além de dados das pesquisas de 2006 a 2020 da consultoria especializada Sport Track.
Entre março e novembro de 2020, as buscas por exercícios em casa cresceram duas vezes, além de um aumento no interesse por ciclismo (+144%) e natação (+230%). Segundo a pesquisa da Sport Track, 39% do público declara ter começado a praticar algum esporte novo no período, com destaque para caminhada (23%), corrida (18%) e bicicleta (10%). O estudo ainda mostra que a porcentagem dos que declaram praticar esportes cresceu de 58% em 2018 para 69% em 2020.
O estudo do Google também mostra que a saúde e o bem-estar holístico aparecem como as principais razões da prática de esportes e exercícios físicos, muito à frente de questões como estética e hobby. Entre janeiro de 2017 e novembro de 2020, as buscas por meditação e mindfulness cresceram mais de 113% no Google. “Essas práticas fazem parte de uma tendência global do “estar bem”, o que intensifica a procura por formas de se manter saudável e melhorar a qualidade de vida e impulsiona o crescimento do interesse por novas atividades físicas” diz José Melchert, head de negócios para Varejo do Google Brasil.
Práticas ao ar livre se tornam mais populares
O desejo de estar perto da natureza, que já era uma tendência e referência de um bem-estar holístico, ganhou ainda mais importância ao longo da pandemia. O estudo mostra que 41% dos brasileiros se exercitam ao ar livre e 23% buscam artigos para atividades externas. Nesse ambiente, esportes individuais, como surf e skate são os grandes destaques, registrando crescimento de 672% e 550%, respectivamente, nas buscas nos últimos 5 anos.
Apesar de mais ativos, ainda é difícil manter a rotina. 2 em cada 3 brasileiros não estão satisfeitos com suas práticas de exercícios atual, segundo o estudo. Para os entrevistados, as principais barreiras são a falta de tempo (25%) e o cansaço (21%). Na pandemia, 24% do público diz praticar menos esportes e apenas 11% está praticando mais.
As 5 modalidades que mais cresceram em interesse na Busca do Google entre 2019 e 2020 foram:
• Ciclismo
• Skate
• Squash
• Handebol
• Yoga
• Novos interesses geram novas necessidades
Segundo o estudo, a frequência da compra de artigos esportivos está diretamente ligada com a frequência da prática de esportes ou exercícios físicos. Aqueles que declaram se exercitar três vezes por semana ou mais são mais da metade (58%) dos que declaram comprar artigos esportivos duas ou mais vezes por mês. A moda também vem sendo influenciada neste processo, à medida que elementos como conforto e tecnologia dos materiais esportivos são levados para o dia a dia. Dentre as motivações para a compra, uma a cada 4 pessoas diz que usa produtos esportivos no dia a dia, não só no treino.
Com o interesse por novas modalidades e práticas esportivas, também surgem novas demandas dos consumidores. “Essa relação mais plural com os esportes é o momento para as marcas e varejistas expandirem os seus portfólios e relação com os consumidores, oferecendo produtos, conteúdos e experiências que fomentem as novas paixões e práticas dos brasileiros”, diz José Melchert. “Elas têm um papel em ajudar os brasileiros a inserir exercícios e esportes em suas rotinas, seja indoor ou outdoor, promovendo bem estar e qualidade de vida”, complementa.
Fonte: B9
Artigos Relacionados
CHEIRO DIGITAL DA NATURA VAI COLOCAR A EXPERIÊNCIA COM MARCAS EM OUTRO PATAMAR
A Natura anunciou uma inovação tecnologia que deverá colocar a experiência com marcas em outro patamar. A gigante de […]
UNILEVER E P&G APOSTAM EM CONSUMIDORES MAIS JOVENS.
As multinacionais Unilever e P&G estão fazendo uma reviravolta no seu público-alvo, apostando em propagandas em vídeogames e serviços de streaming para captar o público jovem. À medida que continuam a olhar para seus orçamentos de publicidade digital e tentam atrair compradores mais jovens — que durante a pandemia se reuniram […]
PALESTRA: COMUNICAÇÃO PÚBLICA, UMA DISCIPLINA FUNDAMENTAL ÀS ADM MUNICIPAIS E A NOVA LEI 14.133/202,
O SINAPRO-MG em parceria com a AMM-Associação Mineira de Municípios, informam que acontecerá a palestra gratuita, do Dr. Paulo Gomes de Oliveira Filho, sobre o tema: COMUNICAÇÃO PÚBLICA, UMA DISCIPLINA FUNDAMENTAL ÀS ADM MUNICIPAIS E A NOVA LEI 14.133/202, acontecerá, no dia 04 de junho de 2024, das 15h às 15h40, no 39ª Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, sala Conexão. Mais informações na secretaria da entidade.