FILTRO DE 40 SEGUNDOS DO CVV ALERTA PARA FREQUÊNCIA DE SUICÍDIOS
O Centro de Valorização da Vida (CVV) apresentou na quinta-feira, dia 10, dia mundial de prevenção do suicídio, uma ação que alerta para a frequência de suicídios no mundo.
O #DesafioDos40segundos chama atenção para o dado de que a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida.
O filtro está disponível no Instagram e no TikTok. Num primeiro momento parece ser apenas um comum jogo de perguntas e respostas onde celebridades respondem, com sim ou não, sobre seus hábitos durante a quarentena. No 40° segundo o jogo revela o intuito da dinâmica virtual: “antes que você pudesse completar um desafio de internet, mais uma pessoa perdeu a vida”.
A campanha foi criada sem investimento, sem marca e de maneira voluntária por profissionais das agências Africa, SunsetDDB, BFerraz e New Vegas, além de parceiros como a BR Media, que acionou sua plataforma MIS para potencializar centenas de influenciadores no viral.
O movimento tem mais de 200 personalidades e influenciadores de diversos segmentos e públicos, entre eles Ivete Sangalo, Juliana Paes, Fernanda Gentil, Fábio Porchat, Lucas Rangel e Karol Conka.
De acordo Eduardo Cabral, diretor de planejamento da Africa e um dos organizadores, além de promover a reflexão sobre a a prevenção do suicídio e manutenção da saúde mental, a ação busca atrair mais voluntários para o CVV.
Ele explica que durante a pandemia de Covid-19, a capacidade de atendimento do CVV diminuiu por parte do corpo de voluntários estar no grupo de risco, enquanto houve 70% de piora do brasileiro no que se refere a saúde mental. “Desta forma, o CVV precisou se reinventar para conseguir atender remotamente e precisa de mais gente disposta a conversar. Afinal, gente precisa de gente”, diz , “e o filtro é uma isca para começar essa conversa, a ideia é quebrar a dinâmica comum da internet e hackear a atenção das pessoas. Nosso objetivo é chocar as respectivas audiências e fazer a pauta ser falada de hoje em diante”, explica.
João Lovise, associate creative director SunsetDDB e outro organizador da ação digital, fala que o desafio é um convite para que as pessoas parem e reflitam sobre saúde mental. “Nos seus respectivos canais, cada influenciador irá aprofundar ainda mais o assunto, falando principalmente sobre a conversa e a escuta: os dois principais agentes que podem auxiliar na prevenção do suicídio”, explica.
Giovanni Pavan, senior strategist da BFerraz e também organizador da ação digital, reforça o trabalho em equipe. “Só colocamos isso de pé graças a participação de profissionais que acreditam genuinamente na relevância e no debate desta pauta, principalmente em tempos de isolamento e incertezas. Uma operação remota e assertiva”, diz.
Esta é a segunda vez que os profissionais trabalham juntos em prol da causa. Em 2019, os participantes excluíram o perfil de Instagram na ação “Usuário Não Encontrado”. Houve pico histórico de buscas por CVV no Google.
Fonte: Propmark
Artigos Relacionados
Influenciadores têm mais interações do que marcas nas redes sociais
Influenciadores têm mais interações do que marcas nas redes sociais. Os conteúdos de criadores no Instagram de no Facebook […]
VAREJO: LOJA FÍSICA VAI SER UM APOIO PARA O DIGITAL.
Com o avanço da vacinação em várias regiões do país, os empreendedores estão atentos à retomada do consumo e às mudanças do mercado. Duas grandes tendências para o varejo são a inversão do papel da loja física, que perdurará no pós-pandemia, e os novos hábitos do consumidor – que está cada […]
METRÔ RIO VENDE NAMING RIGHTS DE ESTAÇÃO PARA COCA-COLA
A estação Botafogo, do metrô do Rio de Janeiro, agora se chama Botafogo-Coca-Cola. A mudança aconteceu por meio da venda do naming rights da estação pela concessionária Metrô Rio. A alteração vem sendo notada […]