Governo Federal aprova retorno da propaganda partidária.
Texto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro determina o retorno da exibição das mensagens dos partidos na TV e no rádio, que estavam suspensas desde 2017.
Depois de aprovada pela Câmara dos Deputados e, posteriormente, pelo Senado, a Lei que regulamenta o retorno da propaganda partidária na televisão e no rádio foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi publicada nesta terça-feira, 4, no Diário Oficial.
A propaganda partidária era permitida na TV e no rádio em 2017, quando foi vetada pelo Congresso. O espaço na mídia, que é diferente do horário eleitoral gratuito, é um espaço utilizado pelos partidos para divulgar suas propostas e membros. Pela nova lei sancionada, a propaganda partidária poderá ser realizada no rádio e na TV, entre as 19h30 e 22h30, tanto em âmbito nacional quanto federal.
O texto do Diário Oficial especifica ainda que as transmissões serão realizadas em blocos, com inserções de 30 segundos, no intervalo comercial da programação das emissoras. As veiculações nacionais devem ser feitas às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, enquanto as estaduais podem ser exibidas nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras.
A lei sancionada pelo presidente, no entanto, traz uma diferença em relação ao texto que havia sido aprovado pelo Senado em dezembro. Jair Bolsonaro vetou um trecho que previa que as emissoras de TV e de rádio teriam uma compensação fiscal por ceder o horário para a propaganda partidária. De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, o presidente acatou sugestão do Ministério da Economia para vetar o trecho.
Pelas determinações da Lei, os partidos podem utilizar o espaço para difundir programas, transmitir mensagens aos afiliados sobre a execução dos programas partidários, eventos com este relacionados e atividades congressuais, divulgar suas posições em relação a temas políticos e ações da sociedade civil, incentivar a filiação partidária, além de promover e difundir a participação de mulheres, jovens e negros.
Fonte: meio e mensagem – Publicada em 4 de janeiro de 2022
Artigos Relacionados
COVID-19: AUMENTO EXPONENCIAL EM MINAS ESTÁ SÓ NO INÍCIO, ADMITE GOVERNO
Minas Gerais está apenas no início do aumento exponencial de casos de COVID-19 e não consegue “achatar” a curva de novos infectados pelo coronavírus, que se propaga sem reduzir a velocidade. O alerta foi feito pelo próprio governo mineiro, em edição especial do “Boletim Epidemiológico e Assistencial da COVID-19” publicada nesta quarta-feira. O documento leva os nomes do governador […]
AS 10 PROFISSÕES QUE DEVEM ESTAR EM ALTA PÓS-PANDEMIA (E AS HABILIDADES PARA CONSEGUI-LAS)
A pandemia teve um impacto significativo sobre as empresas, que diante de quedas bruscas nas vendas e receitas tiveram que […]
ESG NO VAREJO E NO CONSUMO SERÁ DISCUTIDO EM FÓRUM.
Evento 100% virtual e gratuito, contará com presença de presidentes de importantes empresas do varejo para compartilhar experiências sobre o ESG. Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas, e Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo, entre […]