Investimentos em startups brasileiras chegam a US$ 9,4 bi em 2021.
Segundo Inside Venture Capital, relatório produzido pelo Distrito, o valor foi 2,5 vezes maior do que em 2020.
Em 2021, as startups brasileiras receberam US$ 9,43 bilhões em investimentos, distribuídos em um total de 779 transações, de acordo com o mais recente Inside Venture Capital, relatório produzido pelo Distrito, em parceria com o Bexs. O valor foi 2,5 vezes maior do que o realizado em 2020. Só em dezembro, foram US$ 555 milhões aportados. Além disso, o último ano também bateu o recorde no número de novos unicórnios, startups com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão. No total, foram dez empresas: MadeiraMadeira, Hotmart, C6, Mercado Bitcoin, Unico, Frete.com, CloudWalk, Merama, Facily e Olist. Com isso, o Brasil já soma 21 empresas unicórnios.
Segundo Gustavo Gierun, cofundador e CEO do Distrito, o que levou à alta dos investimentos em 2021 foi a digitalização das empresas, aceleradas em grande parte pela pandemia. “O ano de 2021 foi a consolidação dessa tendência, em que ficou claro que não se tratava de algo momentâneo, e sim de um processo contínuo e sem volta”. O executivo afirma que esse cenário, somado à alta liquidez do mercado, criou a conjuntura perfeita para que os investimentos acontecessem.
De acordo com o relatório do Distrito, o setor que recebeu o maior volume de investimentos foi o de fintechs, que captou US$ 3,7 bilhões no ano passado em 176 rodadas; seguido pelas retailtechs, com US$ 1,3 bilhão aportado em 87 transações; e pelas real estate, que captou US$ 1,07 bilhão em 32 rodadas. Também se destacaram as startups de saúde, que levantaram US$ 530 milhões ao longo de 69 negociações; e as de mobilidade, que receberam US$ 411 milhões em 20 transações.
Para Gierun, o destaque das fintechs se deve ao seu próspero histórico no ecossistema de inovação brasileiro. “É um setor com muita oportunidade para disrupção e com uma legislação que tem evoluído no sentido de facilitar o surgimento de novos produtos e serviços. Assim, é um mercado consideravelmente grande, com mais startups do que setores como educação, por exemplo, o que naturalmente atrai mais investidores”. O CEO relembra que uma das maiores empresas brasileiras da atualidade é o Nubank, fintech que foi responsável por fatia considerável do volume captado por startups financeiras no ano, com aporte de US$ 1,15 bilhão em rodada de série G, alguns meses antes de abrir capital.
O Inside Venture Capital revelou que as startups em estágio inicial concentraram a maior quantidade de aportes. Em fase Seed, foram 279 transações, somando US$ 320 milhões, e 200 transações em Pré-Seed, que arrecadaram US$ 47 milhões. As rodadas mais avançadas foram responsáveis pelos maiores volumes de investimentos. As 27 transações de série C do ano captaram US$ 2,04 bilhões, e as 51 rodadas de série B levantaram US$ 1,92 bilhão.
O número de fusões e aquisições também foi recorde. Em 2021, 247 startups foram compradas ou fundidas por outras empresas e a maior parte das transações foi realizada por outras startups, que, pela terceira vez consecutiva, superaram empresas incumbentes em aquisições. As mais procuradas foram as fintechs (44), martechs (27), retailtechs (26), edtechs (19) e healthtechs (19).
Crescimento histórico
A partir de 2018, diz o executivo, fundos de investimento estrangeiros começaram a olhar com mais atenção para a América Latina, a exemplo de Softbank e Tiger Global Management, participando de rodadas robustas no Brasil. “Temos toda uma cadeia mais madura, em que até os consumidores estão mais abertos para soluções tecnológicas que resolvem dores do dia a dia”, afirma.
Fonte: Meio&Mensagem
**Crédito da imagem no topo: Olivier Le Moal/Shutterstock
Artigos Relacionados
FACEBOOK OFERECE CURSOS PARA PUBLICITÁRIOS DESEMPREGADOS
Nesta terça-feira, 14, o Facebook anunciou o projeto Rise, uma série de treinamentos e recursos que a plataforma vai oferecer para profissionais de agências de publicidade […]
MUITO ALÉM DA CRIATIVIDADE, SURGE O MARKETING DO FUTURO.
Dizer que as novas tecnologias estão mudando hábitos de consumo, impondo novas necessidades e até impulsionando novos comportamentos já se tornou quase uma obviedade. O mundo se transformou e, com ele, todos nós. Nesta mesma direção, caminham as estratégias de marketing […]
BMW LANÇA CARRO PELO TIKTOK.
Na quarta-feira, 30, a BMW apresentou o BMW M3, seu novo carro esportivo, em uma transmissão ao vivo no TikTok. O BMW M3 revive o modelo BMW M, com novo design, alta performance e tecnologia. O lançamento do veículo de R$ 757.950,00 a R$ 849.950,00 foi conduzida por Renata Fan, com a presença de executivos da marca e do automobilista […]