MINDSET DA LIDERANÇA ESTRATÉGICA: QUAL SERÁ SEU “NOVO NORMAL”?
O mundo vem, sorrateiramente, sendo impactado por uma crise mundial e de proporções ainda não conhecidas para indivíduos, grupos e organizações. Mas, muito antes desta ameaça, o mindset da liderança estratégica já vinha sofrendo instabilidades e sentindo a sua complexidade e necessidade de transformações. Mercados voláteis, decisões ambíguas, novos modelos de gestão, mudanças no perfil do consumidor, tecnologias. Tudo levando para a necessidade de criação de um “novo normal”.
Com a ameaça corrente, a atenção volta-se, num primeiro momento, para os modelos mais tradicionais de gestão de crise, com planos e ações emergenciais focados na preservação do caixa e redução de custos. E nesta direção uma série de debates são desenvolvidos sobre o que é mais importante: a economia? Os empregos? Salvar o caixa? A saúde pública? Sim, a gestão imediata da crise tem como premissas garantir a agilidade na tomada de decisões e também evitar paralisias nas operações e no atendimento ao cliente.
Mas, este período se inter-relaciona com um desafio ainda maior para as mesas de reunião (atualmente chats): como conter a crise preservando toda a cadeia de valor da sua empresa? De que forma preparar a empresa para a retomada e também para reconhecer as oportunidades com os diversos envolvidos? Como desenvolver um mindset da liderança estratégica voltada para o “novo normal”?
Reafirmando meus escritos na publicação Mindset: Liderança Estratégica, “é preciso cumprir a jornada e retornar com os resultados para que benefícios sejam retribuídos ao mundo.” Esta é a legítima jornada que lideranças regionais e globais estão sendo desafiadas a percorrer. A evolução do mindset se dá na medida em que equipes de liderança exercitam os princípios de tempo para refletir e criar cenários em conjunto: a construção de uma nova visão compartilhada, a comunicação e a influência junto a pessoas e comunidades e a clareza sobre a interdependência existente nas equipes, no modelo de negócio e na relação com seus stakeholders.
Conselheiros de Administração, CEOs e executivos vinculados à estratégia precisam dedicar-se a capitanear e alinhar seu mindset de liderança tendo em vista a preparação para a retomada . Nesta direção, os elementos do mindset da liderança estratégica poderão ser impulsionadores para um “novo normal”.
Arrisco algumas hipóteses, emprestando uma fala do mago Merlin, mentor do rei Arthur, na história mitológica da Távola Redonda: “Como é que eu sabia que você viria? – disse Merlin para Arthur. Bem, as pessoas normais nascem vivendo o tempo de trás para frente, sempre avançando. E tudo no mundo funciona assim: sempre seguindo com o tempo para frente. Isso faz com que a vida seja mais fácil de ser vivida. Mas, desgraçadamente, eu nasci na extremidade errada do tempo, e fui condenado a vivê-lo de frente para trás, rodeado de um monte de gente vivendo de trás para frente”.
As empresas, e suas lideranças, estão vivendo uma prova de fogo neste cenário de transformações abruptas: suas práticas são sistêmicas? Sua responsabilidade, assumida? Seus resultados, compartilhados? Sua relevância, percebida? Sua marca, admirada? Este é o desafio do mindset da liderança estratégica neste “novo normal” que se aproxima. Sua empresa poderá se fortalecer ou esmorecer. Qual será a sua decisão?
Por Léia Wessling (capa), psicóloga, consultora organizacional e autora da obra “Mindset – Liderança Estratégica”, publicado em RH para Você
Artigos Relacionados
Sinapro-MG promoveu Encontro Anual da Propaganda
No ano em que completou 40 anos de fundação, o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais – Sinapro-MG promoveu no dia 05/12, no Bufett Catharina, o tradicional Encontro Anual da Propaganda, que contou com a presença de diretores de agências, de veículos, de fornecedores e outras importantes […]
GASTOS EM PUBLICIDADE INSTITUCIONAL EM ANO ELEITORAL
Tendo em vista que no ano de 2024 serão realizadas eleições municipais, nas quais estarão em disputa os cargos e funções de Prefeitos e Vereadores […]
POR QUE DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES É ESSENCIAL PARA RENOVAÇÃO DAS AGÊNCIAS.
2020 foi um ano de desafios e transformações significativas no varejo. Em 2021, estamos vendo essas mudanças se consolidarem. O setor obteve resultados expressivos, mesmo em um cenário de tantas incertezas, e acelerou processos já em andamento, como: novas formas de pagamento, sistema de […]