MODELO HÍBRIDO DE TRABALHO SERÁ O MAIS ADOTADO PELAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE.
Uma pesquisa realizada pelo Sistema Sinapro/Fenapro com 288 agências de 16 estados mais o Distrito Federal apontou que o modelo híbrido de trabalho foi impulsionado durante a pandemia e será o mais adotado entre as agências de publicidade do país em 2022. Cerca de 41% das agências entrevistadas já estão operando assim.
O modelo de trabalho remoto, amplamente adotado pela maioria das agências a partir do início da pandemia, aparece quase empatado com o modelo presencial, ambos com 29%, de acordo com a pesquisa.
Sobre o futuro do modelo de trabalho, 59% das agências responderam que irão adotar o modelo híbrido, enquanto 33% afirmaram que voltaram ao modelo presencial, após o término da pandemia, e 8% permaneceram com o trabalho remoto.
Segundo a pesquisa, 33% das agências que responderam que vão adotar o presencial ou híbrido, disseram que irão voltar ainda neste ano, enquanto 34% pretendem voltar em 2022 e 31% não tem previsão ou não pretendem voltar aos escritórios.
“Muitas agências perceberam que o trabalho híbrido pode ser interessante tanto para os funcionários, que podem aumentar sua qualidade de vida e o rendimento profissional, quanto para as empresas, que cortaram custos relacionados ao trabalho presencial e encontraram uma forma de sobreviver com o trabalho realizado no modelo remoto. Por isso, o modelo híbrido de trabalho veio para ficar”, avaliou Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.
Os níveis de adesão ao trabalho híbrido, presencial ou remoto variam de acordo com o Estado. Nas agências do Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Rio Grande do Norte (RN), Minas Gerais (MG) e São Paulo (SP), o trabalho remoto ainda deverá se manter no futuro próximo, em percentuais que vão de 6%, caso do Espírito Santo, até 13%, nas agências de São Paulo, enquanto em estados como Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Catarina (SC), a tendência é que o trabalho remoto não seja mais adotado pelas agências, mas sim o trabalho híbrido.
Por outro lado, foi observado que Paraná (PR) e em Santa Catarina (SC), o trabalho presencial foi maioria mesmo durante o período de pandemia, em índices de 35% e 58%, respectivamente, e deve permanecer assim.
Confira abaixo o resultado da pesquisa nacional e de cada estado:
Resultado Nacional (Geral) – 288 agências
Amazonas (AM) – 01 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Trabalho Remoto – 100%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Modelo Híbrido – 100%
Bahia (BA) – 56 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 29%
Remoto – 25%
Presencial – 46%
*Bahia não respondeu sobre futuro do modelo adotado
Ceará (CE) – 04 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 25%
Presencial – 75%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 59%
Presencial – 33%
Remoto – 8%
Distrito Federal (DF) – 11 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 55%
Remoto – 36%
Presencial – 9%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 64%
Presencial – 27%
Remoto – 9%
Espírito Santo (ES) – 16 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 50%
Remoto – 25%
Presencial – 25%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 68%
Presencial – 25%
Remoto – 6%
Goiás (GO) – 12 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 84%
Remoto – 8%
Presencial – 8%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 75%
Presencial – 17%
Remoto – 8%
Maranhão (MA) – 05 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 66%
Presencial – 33%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 100%
Minas Gerais (MG) – 42 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 48%
Remoto – 33%
Presencial – 19%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 71%
Presencial – 22%
Remoto – 7%
Mato Grosso (MT) – 05 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Presencial – 100%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Presencial – 100%
Pará (PA) – 04 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 50%
Remoto – 25%
Presencial – 25%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 75%
Presencial – 25%
Paraíba (PB) – 04 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 50%
Remoto – 50%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 50%
Remoto – 50%
Pernambuco (PE) – 26 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 46%
Remoto – 27%
Presencial – 27%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 58%
Presencial – 34%
Remoto – 8%
Paraná (PR) – 16 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 50%
Remoto – 19%
Presencial – 31%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 56%
Presencial – 44%
Remoto – 0%
Rio de Janeiro (RJ) – 11 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Remoto – 72%
Presencial – 27%
Híbrido – 0%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 64%
Presencial – 27%
Remoto – 9%
Rio Grande do Norte (RN) – 11 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 64%
Remoto – 18%
Presencial – 18%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 64%
Presencial – 27%
Remoto – 9%
Santa Catarina (SC) – 17 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 29%
Remoto – 12%
Presencial – 59%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 51%
Presencial – 49%
Remoto – 0%
São Paulo (SP) – 47 agências
Em qual modelo as agências estão operando atualmente:
Híbrido – 34%
Remoto – 45%
Presencial – 21%
Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?
Híbrido – 50%
Presencial – 36%
Remoto – 14%
Fonte: Propmark
Artigos Relacionados
CRIATIVISMO JÁ!
Ativismo com criatividade = criativismo. Usei esse termo pela primeira vez – assim, em português – depois de vê-lo aplicado numa palestra em inglês. Acho perfeito para a indústria criativa, nesses dias de desesperança. Não é de hoje que se discute o papel das marcas na sociedade. […]
Alunos de Comunicação da Una Promovem IV Fórum Comunica
“Poder da Imagem pessoal e corporativa” é tema do evento gratuito A quarta edição do Fórum Comunica, evento realizado pelos alunos
PUBLICIDADE DIGITAL CHEGA A R$ 23,7 BI E SEGUE EM EXPANSÃO.
O Digital AdSpend 2021 da IAB apontou que a publicidade digital atingiu o patamar de R$ 23,7 bilhões no ano passado, crescimento de 48% em dois anos. Dos 26 setores analisados, 50% tiveram o digital como principal destino de compra de mídia, com destaque para três setores: comércio, com 47% de share, serviços, 62%, e financeiro, 55% […]