PROJETO COMBATE EXPRESSÕES PRECONCEITUOSAS DO MERCADO PUBLICITÁRIO

projeto-combate-preconceito

Publicitários que se conheceram na R/GA lançaram na última semana o Dicionário Consciente. O material tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre diversas expressões preconceituosas usadas por profissionais do mercado.

O material foi construído através de conversas entre o grupo, além de pesquisas, buscando entender como isso afeta diretamente as vidas e sentimentos das pessoas. O grupo também levantou informações que mostram que muitas expressões usadas existem por conta de fatos históricos que aconteceram no Brasil, fatos voltados a desvalorização de vidas. 

A solução para regenerar o vocabulário das pessoas foi criar um dicionário dividido em nove temáticas: Racistas (Matriz Africas, Orientais e Indígena), Xenofóbicas, Homofóbicas, Machistas, Masculinidade Tóxica, Gordofóbicas e Pessoas com deficiência, estudos sobre a identificação de pessoas LGBTQIAP+ e a explicação das siglas.

De início, 141 expressões já foram rastreadas. O dicionário funciona no instagram @dicionarioconsciente, onde três vezes por semana será postado uma expressão diferente. As cartelas são compostas com a expressão, a problemática e sugestão de palavras substitutas, como por exemplo:

O perfil no Instagram tem apenas quatro dias e já possui mais de 5 mil seguidores, tendo sido compartilhado por diversos influenciadores, psicólogos, nutricionista, além de páginas contra racismo. “Criamos o Dicionário Consciente com o objetivo de proporcionar informação para tornar a sociedade um lugar mais empático, porque utilizar essas expressões preconceituosas é verbalizar e tornar ainda mais enraizada toda essa violência que segue tão atual, resultando na desvalorização de vidas, seja por sua etnia, cultura, ancestralidade, identidade de gênero, expressão de gênero e sexualidade. Nós do grupo, entendemos que não tem como alterar o que já aconteceu, mas a gente pode regenerar o nosso vocabulário hoje, para vivermos em um país com mais respeito e que seja mais acolhedor a todos”, afirma Gabriela Bergantin, idealizadora do projeto.

Fonte: Propmark



Artigos Relacionados

ZOOM ANUNCIA FERRAMENTA PARA EVENTOS VIRTUAIS E HÍBRIDOS.

Entre as novas formas de comunicação e conexão que acabaram ganhando força por conta da pandemia da Covid-19, as conversas por vídeo estão entre as mais utilizadas por empresas e pessoas de todo o mundo. Diante dessa nova demanda de comunicação […]

AS 10 MELHORES TECNOLOGIAS EMERGENTES DE 2020

As principais tecnologias emergentes de 2020 foram apontadas por um grupo internacional de especialistas, convocado pela Scientific American e pelo Fórum Econômico […]

TELETRABALHO: ASPECTOS JURÍDICOS PÓS-REFORMA TRABALHISTA E MP 927/2020

Apesar de ser comumente utilizado como sinônimo de home office, o teletrabalho não está restrito ao labor no domicílio do empregado. O vocábulo “tele” tem origem grega e significa distância, daí porque o teletrabalho é uma modalidade de trabalho a distância. Contudo, não há obrigatoriedade de que o trabalho seja prestado em domicílio, uma vez que está atrelado ao uso de […]