REDES SOCIAIS: VILÃS OU ALIADAS DA SUA CARREIRA?

REDES SOCIAIS: VILÃS OU ALIADAS DA SUA CARREIRA?

Checar o Instagram logo após acordar, compartilhar uma mensagem de bom dia no Facebook ou postar um #TBT do final de semana são atividades que fazem parte do cotidiano de boa parte da população. Com fácil acesso aos smartphones e à internet móvel, as redes sociais se popularizaram e hoje são um espaço virtual para compartilhar o dia a dia, expressar opiniões e interagir com curtidas e comentários. Mas, qual é o limite para que essa exposição não afete o campo profissional?

“Assim como os seus amigos acompanham o que você posta, no ambiente corporativo isso também acontece. Por isso, é preciso ter cautela. Todos têm o direito de compartilhar o que quiser, mas entenda que a organização também terá o direito de não concordar com a sua visão e não te selecionar por causa disso. Isso pode ser bom ou ruim, vai depender da sua vontade de estar naquele lugar”, explica a especialista em evolução & estratégia da Effecta, Janaina Manfredini.

Lembre-se que as redes sociais são uma vitrine, observe que os lojistas deixam na vitrine a seção do que acreditam que vai atrair o público-alvo. Ter isso em mente pode facilitar a sua vida. A especialista separou ainda nove dicas para te ajudar a agir profissionalmente em ambiente virtual.

Seja você mesmo

Já pensou que difícil, além de estressante, ter que fingir ser outra pessoa durante todo o horário de trabalho?

Evite ser radical com posicionamentos

Mesmo fora das redes sociais, o radicalismo e a intolerância afastam você da maioria das oportunidades.

Cuidado com as postagens

“Chega sexta-feira”, “férias, sua linda”, “já chegou o fim de semana?”. Postagens assim, quando constantes, podem dar a entender um descaso com a carreira.

Evite fazer das redes sociais um diário público

Se está lendo isso preocupado com a sua carreira, você já não deve ter idade para diários de adolescentes e, mesmo quando se fazia diários, se guardava com chaves. Por que expor agora?

Fotos em festas

A menos que você trabalhe em uma cervejaria, destilaria ou bar, fotos em excesso em festas ou com bebidas podem passar uma impressão errada. 

A forma como você dá a sua opinião

Cuide como será interpretado. Defenda suas bandeiras, mas faça isso com sabedoria e embasamento, sem deixar de respeitar as bandeiras alheias. Assim, você terá uma vida virtual congruente com suas crenças e verdades, sem parecer uma pessoa fanática, mas sim de opinião.

Se você gosta de conteúdos relevantes, compartilhe

Isso pode trazer à tona o seu nível de comprometimento com o seu desenvolvimento. Mas, só faça isso se for verdade, para não cair em armadilhas.

Cuidado ao falar de outros empregos 

Jamais fale mal de empregos antigos, não importa o que tenha acontecido, isso não pega nada bem.

Faça um exercício

Vá até as suas redes sociais e responda as seguintes perguntas: 1. Sua mãe se orgulharia? 2. Seu chefe se orgulharia? 3. Você se sente orgulhoso do que publica? 4. Você seria contratado pela empresa dos seus sonhos com as suas postagens? Se as repostas forem sim, continue fazendo tudo do mesmo jeito. Se houver um não, vale refletir. O que está nas redes sociais precisa de ajustes ou você deve pensar sobre os seus comportamentos em geral? Pense a respeito!

Fonte: RH para você



Artigos Relacionados

Live do Tempo começa nesta segunda com tudo o que interessa ao mineiro

Ela acontecerá durante toda a semana, sempre às 14h, e trará temas como economia, saúde, cultura e tudo aquilo que interesse ao mineiro que gosta de informação.
Segunda, 27/4, presidente da CDL, Marcelo de Souza e Silva; Terça, 28/4, presidente da Amis, Alexandre Poni; Quarta, 29/4, presidente do Sinapro, André Lacerda; Quinta, 30/4, Presidente da Unimed-BH, Samuel Flan. Programe-se! […]

68% dos brasileiros usam redes sociais para buscar notícias sobre marcas

68% dos brasileiros usam redes sociais para buscar notícias sobre marcas […]

BUDWEISER TROCA ANÚNCIO DO SUPER BOWL POR DOAÇÕES.

Pela primeira vez, desde 1983, a Budweiser não vai veicular um comercial no Super Bowl. Em vez disso, o grupo Anheuser-Busch, que também é dono da Ambev no Brasil, pretende doar o dinheiro que seria utilizado no […]