TRÊS DICAS PARA ENTRAR NO FLOW

tres-dicas-entrar-flow
 (Foto: Thinkstock)

Flow é o termo que a psicologia positiva usa para descrever o exato instante em que você se sente a pessoa certa fazendo a coisa certa. É aquela inundação de bem-estar, satisfação e plenitude que acontece quando se está mergulhado em uma atividade que, mesmo que dure horas e horas e exija esforço, gera mais disposição. Na Wikipédia, em inglês, a descrição para flow é: “Um estado mental em que a pessoa que exerce uma atividade está totalmente imersa em um sentimento de foco energizado, envolvimento pleno e prazer no processo da atividade. Essencialmente, o fluxo é caracterizado pela absorção completa pelo que se executa”. A revista Inc. publicou um artigo sobre o tema, citando uma frase de Christina Desmarais, que escreve sobre inovação e startups na publicação: “Flow é um estado que se busca muito alcançar”.

Porém, em nosso mundo cheio de dispositivos que apitam

constantemente e de jornadas de trabalho que duram o dia todo, esse é também um estado muito difícil de atingir no cotidiano. O que não significa também que seja impossível, segundo a psicóloga Christine Carter, especialista em psicologia positiva, que escreveu um post na plataforma Medium, sobre como limpar sua mente e se concentrar o suficiente para ficar em flow. A seguir, os três princípios básicos apresentados por ela.



1. Limpe sua mente

É impossível entrar no flow se sua cabeça estiver no futuro – no que você precisa fazer já já, amanhã, daqui a um ano. É preciso lembrar-se a todo momento de prestar a atenção no que está fazendo agora. Simples, não? Todos nós sabemos que não. A sugestão de Christine Carter é que você comece o dia com uma lista de afazeres a curto, médio e longo prazos. Defina datas ou horários para finalizar cada tarefa. Pronto. Não precisa mais ficar remoendo tudo na mente enquanto faz outra atividade. Libere o resto do dia para executar seu trabalho com presença de espírito.

“Quando nossa mente subconsciente não sabe quando vamos completar uma tarefa, somos frequentemente interrompidos em nosso estado de flow, com lembretes intrusos sobre o que mais temos a realizar. Pesquisas mostram que o nosso inconsciente não está realmente nos cobrando fazer o que temos para fazer naquele momento, mas, sim, nos empurrando a definir um plano objetivo de trabalho. Então, agendar uma atividade pode causar uma enorme diferença em nossa capacidade de nos concentrarmos em outro trabalho”, ela escreveu.



2. Corte as interrupções pela raiz

Somos convidados o tempo inteiro a nos distrair. Em vez de pensar que poderá ignorar esses convites quando eles aparecerem em um momento em que está ocupado, tome providências para garantir que nunca mais será interrompido quando chegar ao estado de flow. Se não consegue se concentrar, isso significa que você não está fazendo o melhor que pode em uma tarefa, não está completamente entregue a ela. Portanto, antes de começar a trabalhar feche o navegador da internet, coloque seu iPhone no modo silencioso (se for o caso, esconda-o de si mesmo), vá ao banheiro se tiver que ir, e até pegue um lenço de papel ou um sanduíche para manter à mão, caso precise dali a pouco. E, então, mergulhe no que vai fazer pelas próximas horas.


3. Deixe seu cérebro pronto

Esse ponto não requer nenhuma tecnologia científica para enviar raios especiais ao seu cérebro, diz Christine. Só exige algumas medidas um pouco mais simples e muito comuns”. Que medidas? Abasteça-se com um lanche saudável, certifique-se de estar bem hidratado e escolha algumas músicas que poderá ouvir para relaxar – sem distrair-se.

Finalmente, “expire profundamente por um minuto ou algo em torno disso. Nossa respiração afeta profundamente nosso sistema nervoso e o fluxo sanguíneo no cérebro – e, portanto, o nosso desempenho. Fazendo algumas boas respirações profundas, o nosso cérebro entende que estamos seguros, o que nos permite acessar os recursos mentais que não conseguimos quando nossa respiração é superficial”, afirma Christine.

Fonte: Época Negócios



Artigos Relacionados

QUAIS SÃO OS DESAFIOS DA PUBLICIDADE EM 2021?

Com um contexto volátil, complexo e extremamente desafiador, 2020 deixou ainda uma janela aberta para um 2021 que começa cercado de expectativas, receios e incertezas para a sociedade de maneira geral e o […]

WEBINAR – VENDAS E A RELAÇÃO ENTRE ANUNCIANTE E VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO DE ANDRÉ LACERDA – SINAPRO-MG

André Lacerda, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-MG) e Carlos Henrique Nascimento, sócio-diretor do Grupo Vanguarda e diretor Regional da Amirt, são os convidados do Amirt Live desta quarta-feira (10) para abordar temas relacionados a vendas, a força das emissoras no interior e ainda para fazer uma atualização do […]

PORQUE SUA MARCA DEVERIA SE IMPORTAR COM A DESIGUALDADE

Com um olhar superficial e despercebido, esse tema pode parecer muito distante dos tópicos a serem discutidos nas dezenas reuniões de planejamento anual que costumam acontecer nessa época do ano, com a diferença de […]