O IMPACTO DA PUBLICIDADE NO DIA DOS PAIS.
Como alguém que cresceu sem conhecer o pai, o Dia dos Pais sempre foi um dia complicado e se tornou um trauma. Essa comemoração traz de volta sentimentos bem ruins, e o principal motivo disso são as publicidades; afinal, pra alguém que não soube o que é crescer com um pai, ver inúmeros comerciais ilustrando o pai herói, o pai maravilhoso etc. ou causa desconforto ou indiferença.
Considerando que cada vez mais crianças são criadas por mãe solo, ou ainda terem a figura paterna presente em outro familiar, essa sensação com certeza não é caso raro. Um grande motivo que traz esse sentimento, possivelmente, é a idealização da imagem de pai que a maioria das campanhas apresenta, mostrando relações perfeitas de pai e filho, só que mostrar o que é real — e, assim, tornar mais humano — pode ser positivo também.
Isso sem falar na quantidade de pessoas que devem ter pedido o pai no último ano: como será que elas devem estar se sentindo com comerciais mostrando o “pai perfeito”? Ainda que possa vir posteriormente um sentimento de gratidão ou de felicidade por outras pessoas terem essa figura em sua vida, mas o primeiro que vem pode ser a melancolia.
Então, buscar realizar campanhas que tragam uma imagem que gere mais identificação do que frustração, mudando a abordagem tradicional, pode ser uma boa ideia. Cabe sempre pensar na responsabilidade da publicidade sobre o que ela passa para as pessoas.
Por fim, para trazer algumas inspirações do que pode ser feito de diferente, vou deixar aqui dois links de campanhas que fugiram um pouco do padrão e que podem trazer um sentimento mais confortante para quem também não está no “padrão”:
CAMPANHA DAS LOJAS MARISA DE 2017
Campanha da Saatchi & Saatchi para a Telecom New Zealand
Fonte: Creativos.br
Artigos Relacionados
MAIS DE 60% DOS BRASILEIROS DIZEM PREFERIR VIAJAR DENTRO DO PAÍS NO PÓS-PANDEMIA
turismo doméstico está no radar de preferência da maioria dos brasileiros nos primeiros meses pós-pandemia, segundo […]
COM INTEGRAÇÃO AO GOOGLE, RAPPI QUER FACILITAR PEDIDOS DE COMIDA ON-LINE
A partir de agora, os pedidos on-line para milhares de restaurantes parceiros da Rappi em todo o país também podem ser feitos […]
COM CONTROLE DE ENTRADA, MERCADO CENTRAL É REABERTO EM BH
O Mercado Central de Belo Horizonte, no Centro da capital, começou a reabrir, nesta segunda-feira, lojas que oferecem serviços não-essenciais. Apenas bares e restaurantes estão fechados.
Lojas de alimentos e farmácias já estavam funcionando atualmente. O movimento é fraco nesta manhã, se comparado ao período anterior à pandemia. […]