Nível de otimismo das agências se mantém alto para 2019
Pesquisa VAN Pro, da Fenapro, indica que 70% esperam ano melhor que 2018.
A pesquisa VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda) ouviu 208 agências e concluiu: apesar da turbulência político-econômica dos 100 primeiros dias de governo, o nível de otimismo se mantém alto.
Iniciativa da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), a pesquisa coleta dados desde 2017. A Federação ouve empresários de agências de propaganda de todo o Brasil, visando acompanhar trimestralmente o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano.
Os resultados obtidos nesta mostra foram coletados ao longo das três primeiras semanas de abril de 2019 e refletem a performance das agências no 1º trimestre de 2019, além das perspectivas para o segundo trimestre e para o resto do ano.
Ao todo, 70% dos respondentes ainda esperando um ano melhor e apenas 8%, pior. Os 22% restantes têm a expectativa de um ano igual a 2018. O índice é praticamente o mesmo da primeira tomada do ano, quando atingiu um número recorde de 70,6% de otimistas. Houve até uma queda do número de pessimistas, em relação ao trimestre anterior – de 11,3% para 8%. O otimismo está em alta também para o próximo trimestre, com 59% prevendo um período melhor.
Perante as circunstâncias político-econômicas, o índice surpreende: é bem mais alto que o trimestre anterior, que apontava 37% de otimistas. Embora tenha apresentado leve queda, a região Nordeste continua sendo a mais otimista, com 79% prevendo um ano melhor (eram 82% no trimestre anterior). O único estado destoante desse clima de otimismo é o Paraná, com apenas 29% prevendo um ano melhor, praticamente o mesmo número dos que preveem um ano pior (28%). Os 43% restantes esperam um ano igual a 2018.
O quadro de concorrências manteve-se praticamente inalterado, com índices semelhantes aos do trimestre anterior. Quanto aos setores da economia mais promissores, a área de Serviços manteve-se como a mais relevante, seguida do Comércio e do Setor Público (as mesmas posições do trimestre anterior).
“Apesar da turbulência no campo político, as agências parecem confiantes numa melhora do ambiente de negócios, prevendo não só um ano melhor, mas, também, uma reação imediata, já no próximo trimestre. Acho que essa é a esperança de todos os setores da economia, acreditando na aplicação das reformas planejadas.”, diz Glaucio Binder, presidente da Fenapro.
Relembre a pesquisa anterior aqui.
Fonte: por PROPMARK publicado em 22 de abril, 2019 – 17:36
http://propmark.com.br/agencias/nivel-de-otimismo-das-agencias-se-mantem-alto-para-2019
Foto: istock/FlamingoImages
Artigos Relacionados
COMO O ESG IMPACTA NO MERCADO JURÍDICO?
Os princípios ESG apontam para novos rumos sobre posturas sustentáveis, a longo prazo. Este processo é conhecido como ESG, sigla para Environmental, Social and Governance (Governança Ambiental, Social e […]
AMERICANAS ESTREIA COMO MARCA ÚNICA NO NATAL.
Uma campanha institucional de Natal, desenvolvida pela WMcCann, foi a estreia na mídia da Americanas S.A., fruto da combinação dos negócios da B2W e das Lojas Americanas, anunciada em abril e aprovada em junho. O conglomerado resultante tem uma base de 50 milhões de clientes ativos […]
Encontro Nacional Fenapro e Sinapros
O Sinapro-MG recebeu nos dias 1º e 02 de agosto de 2016 a Diretoria e Vices Presidentes Regionais da Fenapro