Um milagre da propaganda

Um milagre da propaganda

Por Humberto Mendes, VP Executivo FENAPRO


De repente me veio a ideia de falar um pouco sobre alguma coisa que não seja tão séria e sisuda como as que esse velho e quixotesco publicitário anda escrevendo pela vida a fora. O texto abaixo, de autor desconhecido,  é uma historinha que aprendi por aí, nas minhas andanças e publiquei  há bastante tempo no Propmark e  em um  de  meus livros, uma segunda edição revista e atualizada  do Crônicas de Propaganda. Está sendo lembrado agora porque nos últimos tempos nossa atividade tem sofrido tantos ataques absurdos de gente que não tem a menor noção do que fazemos e da importância de nossa atividade para o desenvolvimento do país e do ser humano.

Como diziam Tom e Vinicius, “é melhor ser alegre que ser triste…”então  vamos à nossa historinha:

“o dono de um pequeno comércio, amigo do poeta Olavo Bilac abordou-o na rua:

– Senhor Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?

O poeta apanhou um papel e escreveu: “Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas  e margeantes águas de um ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda…”

Meses depois topa o poeta com o homem e pergunta–lhe se havia vendido o sítio. – Nem penso mais nisso – disse o homem – quando lí o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!

Às vezes, amigos ,  não descobrimos as boas coisas que temos conosco e vamos longe, atrás de miragens e falsos tesouros. Valorize o que você tem , a pessoa que está a seu lado, os amigos , o seu trabalho, o conhecimento adquirido, a sua saúde, o sorriso, o amor, a pessoa amada, enfim,  tudo aquilo que a vida lhe ajudou a conquistar.

Mas também, tem momentos  em que é  preciso que uma atividade humana e eficaz como a publicidade, veiculada ou não, precisa nos mostrar tudo isso.

Humberto Mendes
VP Executivo
FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda

Foto: Divulgação

Fonte: www.fenapro.org.br


Tags assigned to this article:
fenaprohumberto mendespropganda

Artigos Relacionados

DIA DOS PAIS: CAMPANHAS EXALTARAM PARTICIPAÇÃO ATIVA.

Diferente do Dia das Mães, o Dia dos Pais deste ano, celebrado no último domingo, aconteceu em um momento diferente do avanço da pandemia no Brasil. Atualmente […]

O RETORNO AO ESCRITÓRIO PÓS-COVID-19: UM MOVIMENTO EM 3 ONDAS

O ano de 2020 ficará para sempre marcado como o ano em que o mundo parou. O COVID-19 afetou 100% da população mundial devido à paralisação das indústrias, o fechamento de escolas, comércio e escritórios, a implementação das medidas de isolamento social e a busca pela preservação da saúde. O trabalho remoto que para muitas empresas ainda era tabu foi implantado da noite […]

ARGH! HORA DE PLANEJAR 2021

Ufa! Estamos entrando no último bimestre do ano. E que ano! Um ano que todo mundo está pedindo pra acabar logo. Para a maioria, um ano pra se esquecer. Mas ele nem acabou e já traz um outro desafio: planejar o próximo […]