FILMES, SÉRIES E LIVROS PARA AMPLIAR A CRIATIVIDADE
Durante o isolamento social, muitas pessoas sofreram uma espécie de bloqueio criativo. A saída é consumir conteúdos (dentro de casa) que amenizem essa sensação. A lista de dicas a seguir foi compilada de um artigo do Consumidor Moderno, que listou alguns filmes, séries e livros, que podem incentivar a criatividade e ainda proporcionar momentos de lazer. Vale a pena fazer um exército de observação em cada um deles, pois, detalhes ajudam a compor um repertório criativo e variado.
“Abstract: The Art Of Design” (2017)
Com duas temporadas disponíveis na Netflix, “Abstract” mostra o trabalho de alguns dos designers mais engenhosos do mundo, como o arquiteto Bjarke Ingels, a cenógrafa Es Devlin, o ilustrador Christoph Niemann, o designer de tênis Tinker Hatfield e o designer de automóveis Ralph Gilles. Na série, cores, formas e objetos ganham olharem exóticos onde a criatividade predomina. A produção é informativa, didática e inspiradora.
“Tales By Light” (2015)
Se você gosta de natureza, “Tales By Light” é a escolha certa. Na série, fotógrafos renomados mostram a beleza do mundo, culturas e curiosidades do planeta, sob um olhar criativo. Um dos pontos interessantes é a possibilidade de acompanhar desde os bastidores de um processo fotográfico, até o resultado final. O trabalho é tão intenso que algumas imagens levaram anos para serem concluídas. A série pode ser encontrada na Netflix, com três temporadas disponíveis.
“Mad Men” (2007)
Ok, este é para se rever (porque quase todo mundo que gosta de propaganda já viu esta série, né?) e ainda ampliar sua visão de empreendedorismo, “Mad Men” pode ser considerada uma verdadeira escola. Composta por sete temporadas, a série mostra o dia a dia de publicitários que batalhavam para fazer campanhas em Nova York, em 1960. O personagem principal é um diretor criativo inspirado em grandes nomes que marcaram a história da propaganda e tudo o que acontece na obra tem relação com negócios reais.
FILMES
“Como o Cérebro Cria” (2019)
Dirigido por David Eagleman, “Como o Cérebro Cria“ é resultado de 20 anos de estudos do neurocientista
David Eagleman sobre a mente humana. O filme explora o processo de criação em diversos segmentos e procura mostrar o que está por trás da capacidade de inventar e como a criatividade pode transformar o mundo. Um dos pontos interessantes da obra é a relação da criatividade com o fracasso, que deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado e não como um erro.
“Walt Antes Do Mickey” (2014)
Baseado no livro de mesmo nome, “Walt Antes Do Mickey”, mostra a trajetória de Walt Disney desde sua infância até o lançamento do Mickey Mouse, seu primeiro grande sucesso. Decidido a ser ilustrador e ter uma empresa própria, Walt passou por muitos obstáculos e progressos. Por isso, sua história oferece grandes lições para o mundo dos negócios e criatividade.
Sobre Walt Disney, vale muito a pena assistir também à “Walt nos Bastidores de Mary Poppins”, com Emma Thompson e Tom Hanks. É sobre a conturbada criação do clássico Mary Poppins e o esforço de Walt Disney para convencer a escritora P.L. Travers a levar sua obra ao cinema – essa dica é contribuição minha. 😊)
LIVROS
“Roube Como um Artista” (2012)
Escrito por Austin Kleon, o livro destaca que para uma pessoa ser criativa, não é necessário criar algo do zero, pois, nada é totalmente original. A criatividade pode ser impulsionada a partir de algo que muitas vezes está próximo. Segundo o autor, o grande truque é estudar e ter um portfólio de boas referências. Ele também ressalta que as pessoas nunca devem “roubar” uma ideia, mas sim ser um “artista” que usa a utiliza para criar algo autêntico.
“Confiança Criativa: Libere Sua Criatividade e Implemente Suas Ideias” (2019)
Neste livro, Tom Kelley e David Kelley, buscam explorar o potencial criativo que todos já possuem, mas não acessam. Segundo eles, para alcançar a confiança criativa é necessário ter “convicção de que você é capaz de fazer qualquer coisa”. Baseado em empatia, experimentação e colaboração, a obra indica a utilização dos princípios do design thinking como incentivo de criatividade. Isso porque David é especialista na área e fundador da IDEO, empresa de design e inovação.
“A Arte da Criatividade” (2017)
Escrito por Rod Judkins,“A Arte da Criatividade” é um livro que aponta novos olhares para os processos criativos. A ideia é mexer com o comodismo das pessoas e provocar pensamentos fora da zona de conforto de uma maneira perspicaz e divertida. O autor revela técnicas que podem ajudar os leitores a saírem do senso comum e faz várias referências de nomes inspiradores como Steve Jobs, Salvador Dalí e Coco Chanel.
Artigos Relacionados
Fórum de Marketing Digital
No dia 1° de Dezembro Belo Horizonte irá receber o Fórum de Marketing Digital. O evento acontecerá no Ouro Minas,
A BELA DIREÇÃO DE ARTE DO COMERCIAL DA DELL.
Sempre bom quando uma marca resolve assumir a linguagem de clipe se a intenção é mesmo a de uma peça com o mood da marca, prática inaugurada pela Apple desde sempre. A vantagem é que esse tipo de linguagem permite uma direção de arte mais solta […]
Carta Aberta aos Anunciantes, Agências e Produtoras Audiovisuais
Importantes entidades representativas dos trabalhadores e profissionais que atuam no setor do Audiovisual, dentre elas o Sindcine (Sindicato dos Trabalhadores