5X MAIOR QUE A BLACK FRIDAY: CONHEÇA A HISTÓRIA DO SINGLES’ DAY
Nos Estados Unidos é bastante tradicional que o dia posterior ao feriado de Ação de Graças (na última quinta-feira de novembro) dê início à temporada de compras do Natal e final de ano.
Esse é, historicamente, um dos períodos de vendas mais rentáveis do país.
A partir de 2005, essa sexta-feira pós Ação de Graças ganhou um nome: Black Friday.
Desde então, a última sexta-feira de novembro se tornou uma das datas mais lucrativas do comércio nos Estados Unidos.
Depois do surgimento da Black Friday, surgiu também a Cyber Monday, voltada principalmente para o varejo online de eletrônicos e que ocorre sempre na segunda-feira posterior à Black Friday.
No Brasil, a Black Friday foi incorporada ao comércio em 2010, com um faturamento de 3 milhões de reais.
Com o passar dos anos, mais lojas e mais consumidores aderiram à data, fazendo com que o faturamento das vendas da Black Friday atingisse 2,6 bilhões de reais em 2018.
A partir de 2015, a Amazon lançou seu próprio feriado de compras e descontos, o Amazon Prime Day, “comemorado” em Julho.
Mas, você sabia que existe um feriado de compras semelhante à Black Friday, mas comemorado na China? É o Singles’ Day.
O Singles’ Day (ou Dia dos Solteiros) é um feriado tradicional por lá, tendo sido iniciado como uma data onde os jovens das universidades saíam para socializar. Ele acontece sempre no dia 11 de novembro e marca também a data de casamento de milhões de chineses.
Em 2009, o feriado registrou 7 milhões de dólares em vendas.
Em 2011, a Alibaba (dona do Aliexpress), registrou o termo 11.11 e desde então a data se tornou um grande feriado não-oficial nacional de compras.
Entre 2009 e 2018, o Singles’ Day cresceu 4400 vezes em faturamento, atingindo 30,8 bilhões de dólares em vendas em 2018.
Hoje, o Singles’ Day é maior do que Black Friday, Cyber Monday e Amazon Prime Day… Juntos.
Em 2013, dois sites participantes do Singles’ Day (Taobao e TMall), alcançaram em 9 horas o faturamento de toda Cyber Monday norte-americana de 2012 ($ 5.8 bilhões).
Em 2016, durante as 24 horas do Singles’ Day a Taobao e a TMall venderam aproximadamente 100.000 veículos, o equivalente a um mês de vendas de 1.000 concessionárias chinesas.
Em 2017, 90% das vendas do Alibaba foram processadas via mobile. Uma revolução que a China já adotou e que está a anos-luz do resto do mundo, inclusive dos Estados Unidos.
No Brasil, algumas marcas já começaram a adotar o Singles Day.
Em 2019, o Singles’ Day alcançou 13 bilhões de reais em vendas… Em sua primeira hora.
Em 2020, o Singles’ Day registrou US$75 bilhões em compras durante o evento oficial do Grupo Alibaba na China.
Desde 2008, a Fast Company insere a Alibaba na sua lista anual de empresas mais inovadoras do mundo… E já chegou a declarar que…
Os supermercados da Hema Xiansheng (que fazem parte do Grupo Alibaba) fazem as lojas Go, da Amazon, parecerem básicas demais.
O que os empreendedores mais geniais dessa geração têm em comum? Eles perceberam as grandes tendências que estavam por vir e agiram de forma inovadora antes de todo mundo.
A inovação vai diferenciar os negócios que dominarão o século XXI daqueles que estarão fora do jogo em pouco tempo, justamente porque as mudanças serão ainda mais rápidas.
A consultoria Gartner diz que as próximas décadas serão as mais disruptivas da história. Quem se preparar, poderá aproveitar as grandes oportunidades que estão por vir. Quem fechar os olhos, se tornará uma vítima do futuro. De qual lado você quer estar? Lembre-se que não importa o tamanho da sua empresa ou em que ponto da sua carreira você se encontra. A inovação é para todos.
Fonte: AAA Inovação
Artigos Relacionados
CONECTA COM MINAS
Disputas, como da Christian Louboutin e Bruna Silverio e da Apple e Gradiente, jogam luz sobre a importância do registro de marca […]
GOOGLE REVELA QUE NATAL SERÁ MAIS DIGITAL
Para entender os hábitos de compra no Natal 2020, o Google encomendou com a Ipsos uma pesquisa com 1.260 brasileiros. Os dados, coletados entre 30 de outubro e 25 de novembro, apontam que, com o […]
OUÇA A PARTICIPAÇÃO DE ANDRÉ LACERDA, PRESIDENTE DO SINAPRO-MG, NO MARCAS & CONSUMIDORES DA RÁDIO ELDORADO (107.3 FM), QUE ACONTECEU NO DIA 30 DE MARÇO.
A programação do Marcas & Consumidores contou com a participação do Sistema Sinapro/Fenapro. O programa ocorreu […]