Design Thinking Propaganda MG – 10 Anos Depois

No dia 26 de maio de 2026, o Sinapro MG reuniu aproximadamente 20 agências expressivas do mercado de Minas Gerais para uma sessão concentrada de Design Thinking visando a uma profunda reflexão sobre a atuação das agências de Minas e uma busca por insights que forneçam caminhos para uma melhora de performance dessas agências.

Não é a primeira vez que esse esforço acontece. Em 2016 (daí o estudo atual se referir a “10 anos depois”) aconteceu um movimento semelhante, quando as agências tiveram a oportunidade de, coletivamente, colocar para fora suas dúvidas e dores para, depois, repensar sua atuação e praticar mudanças para melhorias. Naquela época, a iniciativa foi da Fenapro e, além de MG, envolveu os estados de São Paulo, Rio, Região N/ NE (Recife) e Região Sul (Porto Alegre).

O resultado foi um conjunto de insights que contribuiu com o desenvolvimento das agências e também para um posicionamento do sistema Sinapro Fenapro como líder de um movimento de evolução constante do mercado. Em 2016, a grande “novidade” era a avalanche digital que invadia nossas vidas e o marketing. Redes Sociais, SEO, E-commerce e muitas outras inovações que criaram o tal marketing digital. As agências precisavam se posicionar nesse novo emaranhado de soluções para seus clientes.

Mas essa não era a única grande preocupação das agências. Havia uma crescente perda de protagonismo, uma baixa atratividade de talentos – que passaram a procurar lugar das sexies start-ups e big techs –, formatos de relacionamento e remuneração junto aos clientes, além de outras questões que incomodavam as agências. Agora, em 2026, a grande “novidade” é, logicamente, a Inteligência Digital, que provoca um novo tsunami e, consequentemente, um momento de dúvidas e dores renovadas. O Design Thinking Propaganda MG conta com a coordenação de Alexis Pagliarini, da Criativista ESG4, que também foi o coordenador da iniciativa em 2016.

 

 

As dinâmicas aconteceram dentro da UNI-BH, que cedeu espaço para a atividade, além de mobilizar alunos para acompanhar a sessão de Design Thinking. Esse envolvimento da academia com o mercado de publicidade não é à toa. As agências precisam resgatar a atratividade junto aos formandos saídos das faculdades. Essa renovação é muito importante para uma constante oxigenação das agências.

Por sua vez, as agências têm muito a contribuir com a capacitação de novos profissionais, levando a realidade do mercado para dentro das escolas, mesclando o ambiente acadêmico com o lado profissional. Sem querer dar spoiler aqui, não há dúvida de que essa aproximação do meio acadêmico com as agências é algo que já está no radar e apareceu fortemente no estudo realizado. Aliás, os alunos que acompanhariam a atividade como ouvintes, foram convidados a participar ativamente, fazendo uma das apresentações de insights.

Com relação à sessão coletiva de brainstorming, vale ressaltar que a etapa de Entendimento, parte integrante do chamado “duplo diamante” do Design Thinking, contou com diversas referências nacionais e internacionais. Como resultado do Design Thinking Propaganda – MG foram obtidos insights poderosos, advindos dos donos e diretores de agências mineiras, os quais certamente serão compartilhados com outros Sinapros e a Fenapro.

Compartilhe:

Últimas Notícias

Assine a Newsletter
do Sinapro